quarta-feira, 29 de abril de 2009

Ao Ar Livre

_MG_8997

_MG_8978-1
fotos: Rafael Medina


Almoço ao ar livre aqui em casa. Quer coisa mais deliciosa que encontrar os amigos e se divertir com eles? E quando esse encontro é em volta de uma mesa, aí o momento fica mágico! Boa comida, boa bebida numa tarde linda de sol... Viva a vida!

E algumas observações sobre o prato. Em vez de temperar o frango com sal e pimenta, você pode utilizar um pacote de sopa instantânea de cebola na hora de refogá-lo no azeite. Às vezes, costumo temperá-lo também com alecrim. O sabor fica super bom.

O arroz maluco é como se fosse um mexido: leva ovos fritos, bacon ou linguiça calabresa, batata palha, ervilhas ou milho verde (se quiser, use os dois) e temperos ao seu gosto. Nesse dia, eu dei uma variada na receita: acrescentei espinafre refogado no azeite e não utilizei nem bacon nem calabresa, para ficar um prato mais leve. Se você quiser seguir essa variação, garanto que não vai se arrepender!






Frango na Cerveja com Arroz Maluco

Ingredientes - Frango na Cerveja:
1 kg de frango em pedaços (você pode usar apenas coxas e sobrecoxas);
4 cebolas grandes bem picadas;
azeite a gosto;
cerveja suficiente para cobrir os pedaços de frango (cerc a de 1 litro);
sal e pimenta a gosto, ou um pacote de sopa instantânea de cebola (se optar pela sopa, não é necessário utilizar as 4 cebolas picadas);

Ingredientes - Arroz Maluco
2 xícaras de arroz;
4 xícaras de água fervente;
1 cebola bem picada;
1 xícara de ervilhas congeladas;
salsa e cebolinha picadas a gosto;
1 maço de espinafre (só as folhas);
4 ovos;
2 xícaras de batata palha;
sal e pimenta a gosto;
azeite a gosto.

Modo de fazer - Frango na Cerveja:
Frite as cebolas no azeite até que elas fiquem douradas. Acrescente o frango e deixe pegar cor (se necessário, acrescente um pouco de água para que ele não grude). Se optar pela sopa de cebola, refogue o frango junto com ela até que os pedaços fiquem dourados. Junte a cerveja, cobrindo todos os pedaços do frango e deixe ferver até que reduza (o molho deste frango fica bem espesso, com um sabor concentrado). Sirva com o arroz maluco ou, se preferir, arroz branco.

Modo de fazer - Arroz Maluco
Refogue a cebola e o arroz no azeite, fritando bem. Acrescente a água fervente, o sal e a pimenta e deixe cozinhar até que o arroz fique al dente. Incorpore as ervilhas ao arroz (o calor dele vai fazer com elas descongelem). À parte, bata os ovos, temperando com sal e pimenta e frite-os, fazendo ovos mexidos em pedaços relativamente grandes. Refogue também à parte o espinafre no azeite, tomando o cuidado para que não fiquem muito murchos. Numa outra panela, misture o arroz com ervilhas, o espinafre, os ovos mexidos, a salsa e a cebolinha. Corrija o sal e regue com um fio de azeite. Desligue o fogo, acrescente a batata palha e sirva imediatamente (é importante acresentar a batata só no final para que ela não fique murcha). Sirva com um bom vinho tinto ou, se preferir, faça como a gente, que acompanhou esse prato com mojitos bem gelados .




A trilha sonora? Ah, foram muitas músicas boas, inclusive o set do Jamiroquai, Late Night Tales, que é ótimo. Pra você sentir um gostinho, ouça a primeira música, Happiness, com as Pointer Sisters.


7 comentários:

Di disse...

Nossa! Adoguei tudo! Do arroz maluco passando pelo ar livre até chegar na música.

Alê Ferrari disse...

Que bom, agora só falta você!!! Bjssssssss!!!!!

betomofo disse...

definitivamente um dia que ficou marcado na vida !!! sem exageros!! "as taldas coisa simplesda vida sô!!! hahhaha um bjzz em todos vcsss...

jupter disse...

é engraçado olhar as nossas mãos "de fora", né? ficam sempre esses dois dedinhos indicadores apontados pra frente... se a gente focar a visão nos dedos parece que a gente vai furar a comida com eles.
tô viajando?

Alê Ferrari disse...

Hahahaha, nem tinha pensado nisso, mas acho que essa posição de cortar pode dar essa ideia mesmo... Bjsssss!!!

betomofo disse...

hahahahahaha

Rafael Bz disse...

Invejinha!!
heheheh