segunda-feira, 27 de abril de 2009

Big Fish

_MG_7952
foto: Rafael Medina

Um dos peixes que mais gosto é o salmão. Hoje em dia, é super fácil achar esse peixe a preços bem razoáveis mas isso não era muito comum a um tempo atrás. O consumo do salmão no Brasil só começou a crescer a partir da década de 80 e mais acentuadamente na década de 90, graças à popularização da cozinha japonesa em nosso país.

Nesse prato, salmão ao molho apimentado com arroz de abóbora e ervilhas, a pimenta do peixe contrasta com o doce da abóbora e das ervilhas, numa combinação bem saborosa. Se você não gosta muito de pimenta, não a utilize e substitua o azeite do molho por limão, cuja acidez também combina com o doce da abóbora e das ervilhas.

Salmão ao Molho Apimentado com Arroz de Abóboras e Ervilhas

Ingredientes:
4 postas de salmão;
alho picado a gosto;
alecrim a gosto;
azeite a gosto;
3 a 4 pimentas dedo de moça bem picadas, sem as sementes.
sal a gosto;
2 xícaras de arroz;
4 xícaras de água fervente;
1/4 de abóbora madura, picada em cubinhos;
1 xícara de ervilhas congeladas;
1 cebola média picada;
1 tablete de caldo de legumes concentrado;
1 colher de café de açafrão da terra.

Modo de fazer:
Misture o alho, o alecrim e a pimenta no azeite, fazendo um molho espesso. Tempere com sal e besunte as postas de salmão com esse molho. Coloque as postas num tabuleiro untado com azeite, cubra com papel alumínio e leve ao forno até que o peixe fique cozido mas ainda tenro.

Refogue o arroz no azeite e acrescente a água e o caldo de legumes. Deixe cozinhar em fogo brando até que o arroz fique al dente.

Numa outra panela, refogue a cebola e os cubos de abóbora no azeite até que fiquem al dente. Acrescente as ervilhas e o açafrão, refogue mais um pouco até que as ervilhas descongelem e fiquem numa bonita cor verde. Incorpore o arroz a esse refogado, corrija o sal e sirva acompanhando o arroz. Você também também pode acompanhar esse prato com brócolis cozidos no vapor e temperados com sal e azeite.

E se estamos falando de peixe, você se lembra desse comercial? A qualidade da imagem não está lá muito boa, mas vale a pena rever Adele Fátima arrasando!


2 comentários:

No Caso disse...

adele fátima deve ter aprendido a sambar comigo. bjs

Alê Ferrari disse...

Hahahaha!!! Eu adoro esse sambinha dela do final!!!!