sexta-feira, 26 de junho de 2009

Quanta abobrinha!

Macarrão com Ricota e Abobrinha
foto: Rafael Medina

Essa receita é leve e bem saborosa: macarrão com abobrinha e ricota. É um espaguete (você pode usar outra massa se preferir) num molho de tomates e manjericão e que conta com a participação especial de abobrinhas grelhadas e uma ricota temperada. Um prato leve e cheio de frescor.

Quem quiser pode substituir a abobrinha por berinjela (o sabor vai ficar mais acentuado). Nesse caso, é importante deixar a berinjela no sal por uns minutos para que ela fique mais crocante na hora de ser grelhada (antes de grelhar, lave as fatias de berinjela em água para retirar o excesso de sal).

Gosto de fazer a ricota temperada um dia antes para pegar mais gosto. Se preferir, você pode comprar a ricota já condimentada (é fácil de achar em qualquer supermercado). Não costumo usar queijo parmesão na hora de servir este prato, pois a ricota no molho já é suficiente, mas se você não dispensa um macarrão com parmesão, fique à vontade para usar.

Macarrão com Ricota e Abobrinha

Ingredientes:

2 abobrinhas italianas, pequenas, cortadas em rodelas finas;
4 tomates, sem as cascas e as sementes, bem picados;
2 cebolas pequenas, bem picadas;
4 a 6 dentes de alho, bem picados;
manjericão fresco a gosto;
1 pimenta dedo de moça, sem as sementes, bem picadas (você pode substiuir a pimenta dedo de moça pela pimenta calabresa que também fica ótimo);
200 a 300 g de ricota fresca;
suco de 1 limão;
raspas da casca de 1 limão (só a parte verde, pois a branca dá um gosto amargo ao molho)
1 pitada de açúcar;
1 colher de café de páprica picante;
manjericão seco a gosto;
azeite a gosto;
sal a gosto;
500 g de espaguete.

Modo de fazer:

Passe ligeiramente as abobrinhas pela grelha. É importante que elas fiquem grelhadas mas ainda al dente. Se você não tiver uma grelha, use uma frigideira antiaderente.

Prepare a ricota, misturando nela limão, açúcar, manjericão seco, páprica, sal e azeite a gosto. Deixe tomar gosto por um tempo.

Prepare o molho. Frite em azeite as cebolas, a pimenta e os dentes de alho. Incorpore os tomates ao refogado e cozinhe até que desmanchem, formando um molho (se necessário, acrescente um pouco de água ao molho). Corrija o sal, acrescente as raspas de limão a ricota temperada, as abobrinhas grelhadas e o manjericão fresco e desligue o fogo.

Cozinhe o macarrão em bastante água até que fique al dente. Escorra a massa, coloque um pouco do molho em pratos individuais (esta receita dá para umas quatro porções), distribua o espaguete por cima e regue com mais molho. Decore o prato com folhas de manjericão, acrescente mais um fio de azeite e está pronto!

E como acompanhamento, nada melhor do que Marta Argerich tocando a Sonata em ré menor k 141, de Scarlatti. Uma música alegre, leve e com muito brilho que combina super bem com esse prato.


4 comentários:

Unknown disse...

Vou tentar essa receita hoje mesmo! Sou fã de abobrinha!

Di disse...

Conheça também: Ratatouille

Literatura, Cultura e Culinária

http://receitaseliteratura.blogspot.com/

Ariana disse...

Hummm que delicia vou fazer!!!
Bjss

El Dani disse...

ricota temperada now!