terça-feira, 5 de maio de 2009

Doce Infância

_MG_8733

_MG_8743.CR2
fotos: Rafael Medina

Outro alimento super antigo (tem mais de 6000 anos) e que agrada a muitos é o milho. Com ele, pode-se fazer inúmeros pratos, tanto doces como salgados.

Esse aí da foto, bolo de milho verde com coco, é um daqueles que já despertam, pelo menos em mim, uma ótima lembrança das coisas da infância, pois minha avó fazia um assim parecido todos os domingos, quando a família se reunia para tomar o café da tarde em sua casa. Chamo a atenção para o uso do leite condensado na massa, que dá uma textura bem diferente ao bolo, e para o açúcar de confeiteiro na cobertura que é absorvido por ela, fazendo com que fique bem úmida.

Bolo de Milho Verde com Coco

Ingredientes:
1 lata de milho verde em conserva;
180 ml de leite;
100 g de coco ralado (pode ser aquele de pacote, desidratado);
1 colher de sopa de manteiga;
1 lata de leite condensado;
1 colher de sopa de fermento químico em pó;
2 xícaras de farinha de trigo;
Açúcar de confeiteiro a gosto.


Modo de fazer:
Bata todos os ingredientes no liquidificador (escorra o milho para que aquela água da conserva não entre na massa). Coloque em uma assadeira untada e enfarinhada e asse em forno médio, pré-aquecido. Quando estiver assado, retire do forno e espere esfriar. Desenforme o bolo e corte a parte de cima de modo a fazer com que a superfície do bolo fique reta por igual. Polvilhe o açúcar de confeiteiro. Com o tempo, ele vai ser absorvido pela massa, transformando-se numa calda que vai deixar o bolo bem úmido. Se preferir, corte o bolo em pedaços regulares e sirva-os em forminhas de papel. O ideal é comer o bolo no dia seguinte, pois a massa vai estar toda envolvida por esta calda, e com todos os seus sabores realçados. Acompanhe com uma boa xícara de café e bom apetite!

E se o milho verde rende ótimas receitas, ele também inspira músicas incríveis. Ouça essa canção, Milho Verde, do folclore português, cantada por Gal Costa em seu disco Índia, de 1973, com arranjo de Gilberto Gil e veja que Nordeste, Portugal e milho verde tem mais coisa em comum do que você poderia imaginar!




4 comentários:

No Caso disse...

uma graça as fotos!
e eu adoro o milho verde da gal, canto desde criança.

AtomiCokctail disse...

Conheci essa semana aqui em SP o "Clube das Comidas" que evoluiu ! Começou com dois chefes cozinhando para amigos e hoje formaram o grupo "Les Amis" são jantares a porta fechadas, sempre na casa do chef, e jantares pagos e bem pagos, para no máximo 12 pessoas, amigos dos amigos, bebericando durante o preparo das comidas, depois sentados a mesa recebendo informações dos chefs sobre a comida e as vezes jantares temáticos ! Olha o vídeo do programa Urbano MultiShow que visitou um desses jantares http://www.youtube.com/watch?v=G0tWGjUaW4Q ! Achei sucesso e divertido ! Inventa um aí no Rio ! Tendencia !
beijótimos e saudades !

Alê Ferrari disse...

Que ideia ótima!!! Adorei!!!

Alê Ferrari disse...

Que ideia ótima!!! Adorei!!!