quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

É de pequeno que se torce o pepino

_MG_6057
Odiado por muitos, amado por outros tantos, o verão está aí. E nessa época, pelo menos para mim, não dá muita vontade de comer: o calor parece destruir qualquer tentativa de fazer e de saborear um prato mais substancioso. E, nesse clima, nada melhor do que uma salada, um prato que alimenta e refresca sem dar aquela sensação de peso, inimaginável num dia de sol a pino.

Ontem fiz essa salada aí da foto (a foto é do Rafael Medina): de pepino, cenoura e agrião. É um daqueles pratos bem reconfortantes, cuja simplicidade é realçada por um molho de iogurte e hortelã.

Chamo a atenção para o pepino que, na minha opinião, é quase um sinônimo de prato de verão. Originário da Índia e trazido para a América por Cristóvão Colombo, ele tem uma quantidade de frescor ideal para esses dias e combina bem com a ardência característica do agrião. Veja a receita e aproveite!

Ingredientes:
2 pepinos grandes;
1/2 cebola média;
1 a 2 dentes de alho;
hortelã fresca a gosto;
hortelã seca a gosto;
azeite a gosto;
mais ou menos 1 colher de sobremesa de açúcar (a quantidade de açúcar vai depender da acidez do iogurte e do limão);
200 ml de iogurte natural;
sal e pimenta moída na hora a gosto;
suco de 1 limão grande;
raspas da casca do limão a gosto (só a parte verde, pois a branca dá um sabor amargo);
1 cenoura ralada na parte grossa do ralador;
agrião a gosto (só as folhas);
sementes de erva-doce (opcional).

Modo de fazer:
Corte a cebola em rodelas bem finas e deixe-as de molho no suco do limão por uns cinco minutos. Esse processo vai fazer com que a cebola perca um pouco a sua ardência.

Descasque um dos pepinos e retire suas sementes. Bata este pepino no liquidificador, juntamente com a cebola, o suco de limão que serviu de molho para ela, o sal, a pimenta, o azeite, o alho, o açúcar e o iogurte.

Pique o outro pepino (com casca e sementes) em pedaços pequenos, acrescente o molho de iogurte e tempere com hortelã, raspas de limão e erva doce. Prove e corrija, se necessário, o sabor. Nesse ponto, você pode preferir essa mistura mais ácida ou mais doce, mas acho que o ideal é que ela fique equilibrada.

Tempere o agrião com sal, pimenta e azeite e distribua-o em pratos individuais (para esta quantidade, mais ou menos quatro porções). Jogue a mistura do pepino por cima e polvilhe com a cenoura ralada. Sirva com um espumante seco, bem gelado!

3 comentários:

No Caso disse...

então, agora vem a pergunta: hortelã é masculino ou feminino? eu sempre me referi a esta hortaliça no feminino. e agora?

Alê Ferrari disse...

Pois então, menino, na hora que escrevi pensei em consultar, mas depois esqueci....Vi agora no Houaiss que é feminino!!! Valeu pela dica!!!

Rafa Medina disse...

Comentario do editor: Nao esqueca do inico do primeiro paragrafo capitular e de dar titulo a todos os posts. Bjs te amo!