quarta-feira, 11 de março de 2009

Alucina, Brasil!

_MG_6262
foto: Rafael Medina

Taí um prato alucinante: talharim com molho de cogumelos. A receita é essa aqui:

Talharim com Molho de Cogumelos

Ingredientes:
200 g de cogumelos paris frescos, fatiados;
200 g de shitake fresco, fatiado;
200 g de creme de leite fresco;
200 g de requeijão cremoso;
3 cebolas grandes finamente picadas;
5 a 7 dentes de alho bem picados;
1 colher de sopa de um bom molho inglês;
suco de 1 limão;
azeite a gosto;
tomilho seco a gosto;
salsa e cebolinha picadas, a gosto;
sal e pimenta a gosto;
queijo parmesão ralado na hora, a gosto.
500 g de talharim fresco.

Modo de fazer:
Aqueça um pouco do azeite numa panela e frite a cebola e o alho. Acrescente os cogumelos e refogue-os até que fiquem tenros. Tempere com o molho inglês, o limão, o tomilho, sal e pimenta. Adicione o requeijão e o creme de leite e misture até que o molho fique numa boa consistência cremosa (se ficar muito seco, você pode adicionar um pouco de leite). Acrescente a salsa e a cebolinha e desligue o fogo. Cozinhe o macarrão de forma que ele fique al dente. Coloque um pouco de molho em pratos individuais (esta receita dá para mais ou menos quatro porções), distribua o talharim e acrescente mais molho por cima. Polvilhe com salsa e cebolinha e queijo parmesão. Se quiser, reserve alguns cogumelos fritos em azeite e decore o prato. Sirva com um bom vinho tinto.

Você também pode variar os tipos de cogumelos para esse molho (shimeji, funghi, portobello etc.) ou utilizar os cogumelos secos. Nesse caso, deixe-os de molho em água para hidratá-los e, depois, empregue-os normalmente. O limão utilizado na receita é pra transformar o creme de leite em creme azedo (sauercream), mas se você não gostar dessa combinação, utilize apenas o creme de leite mesmo, ok?

E quer viajar mais um pouco? Então ouça essa gravação de Lonnie Smith, Psychedelic Pi. Música elegante, na medida certa, e que combina super bem com o prato aí de cima.


Um comentário:

Crazy Loly Pop disse...

mas esse fotógrafo rafael medina, está passando muito bem!
ahahahahha
adoro!